Leukemia Mortality among Benzene-Exposed Workers in Brazil (2006-2011)
Artigo publicado no ano de 2023, na revista internacional Environmental Research and Public Health, de autoria de Maria Juliana Moura-Corrêa.
Artigo publicado no ano de 2023, na revista internacional Environmental Research and Public Health, de autoria de Maria Juliana Moura-Corrêa.
O Cerest Municipal de Curitiba (PR) realizou ações de vigilância como avaliação dos processos de trabalho de frentistas, junto ao sindicato da categoria, em parceria com o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST), Fundacentro e Ministério do Trabalho; avaliação de hemogramas seriados, junto à empresa que realizava avaliação médica e hemograma dos frentistas (sindicato patronal); avaliação de postos de combustíveis, com colaboração do sindicato obreiro, através da aplicação de formulário de inspeção. Além disso, o CEST elaborou materiais informativos.
O Cerest Criciúma (SC) aplicou autos de intimidação para alimentação do Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador – SISTRA e realizou campanhas do “abasteça até o automático”. Mais informações põem ser encontradas no documento (questionário) abaixo.
O Cerest Regional de Poços de Caldas (MG) promoveu ações de vigilância no ambiente de trabalho para identificação dos riscos, e treinamento especifico para uso dos equipamentos de proteção individual. Mais informações põem ser encontradas no documento (questionário) abaixo.
O Cerest Regional de Anápolis - GO promoveu ações vigilância em conjunto com CEREST Estadual, Regional de Saúde, questionários dos impactos causados pelos postos de combustíveis na vizinhança e avaliação das condições de trabalho dos frentistas. Mais informações põem ser encontradas no documento (questionário) abaixo.
O Cerest Regional de Montes Claros (MG) promoveu ações educativas em postos de combustíveis e elaborou material informativo sobre o tema. Mais informações põem ser encontradas no documento (questionário) abaixo.
O Cerest de Registro promoveu ações voltadas ao combate da exposição ao benzeno envolvendo capacitação dos técnicos do Cerest; inspeção sanitária em Saúde do Trabalhador nos postos de gasolina da área de abrangência do Cerest; campanhas educativas para sensibilização dos danos causados pelo benzeno à saúde e os modos de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho; distribuição de material educativo e camisetas para os trabalhadores; e atividade educativa para a população. Mais informações podem ser encontradas no documento (questionário) abaixo.
O Cerest de Roraima produziu e disponibilizou boletins informativos, folders e boletim especial sobre Covid-19 direcionado aos trabalhadores dos postos de combustíveis da capital Boa Vista, conforme documentos abaixo.
O Cerest Regional da Região dos Vales no Rio Grande do Sul desenvolveu alguns ações como Vigilância aos ambientes e processos de trabalho em postos de combustíveis do município sede e de outros municípios da abrangência do CEREST; elaboração conjunta de Notificação Recomendatória com Ministério Público do Trabalho, para adequação das medidas de prevenção e monitoramento de trabalhadores expostos ao benzeno em postos de combustíveis; avaliação clínica e laboratorial de trabalhadores dos postos de combustíveis; retaguarda técnica para equipes de saúde da atenção primária em saúde realizarem a
O Cerest Estadual de Tocantins desenvolveu algumas ações de levantamento de exposição, sintomas e monitoramento da saúde dos trabalhadores de postos combustíveis em Palmas, vigilância de ambientes e processos de trabalho de postos de combustíveis em Palmas e outros municípios do estado, e levantamento de informações e cadastros de áreas com população potencialmente exposta pela vigilância em saúde ambiental, conforme arquivo (questionário) abaixo.