Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Seminário discute como reduzir riscos à saúde em relação ao benzeno

Seminário discute como reduzir riscos à saúde em relação ao benzeno

terça-feira, 28 Janeiro, 2025

Fonte: Fundacentro 

Pesquisadores da Fundacentro, Fiocruz, Inca e UFPB trazem histórico de substância cancerígena no BrasiI

Em 19 de fevereiro, a Fundacentro realiza o Seminário “Benzeno Cancerígeno: Avançar na redução dos riscos à saúde”, das 8h30 às 17h30, em São Paulo/SP. Para participar presencialmente, as inscrições estão abertas até as 15h do dia 18/02 pelo link. Também é possível acompanhar pelo canal da Fundacentro no YouTube. 

Haverá certificado para participantes presenciais e para audiência on-line que acompanhar o evento ao vivo, mediante avaliação do evento e uso de palavra-chave a ser divulgada na transmissão. 

“A Fundacentro nesses últimos 30 anos sempre defendeu que não há limite seguro para exposição a  cancerígenos. É necessária a redução dos índices de exposição ao benzeno com ações preventivas e a garantia da não exposição”, afirma o diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini.  

O Valor de Referência Tecnológico (VRT)  é um ponto importante por não se tratar de um limite de exposição ocupacional. Segundo a NOTA TÉCNICA Nº 3/2024, da Fundacentro, “tendo em vista a evolução técnica das atividades industriais e produtivas, o valor de 1,0 ppm atualmente em vigor para o VRT deve ser revisto e ter seu valor reduzido para 0,5 ppm ou menor”. 

"O debate central sempre será a redução ou eliminação de qualquer substância para que não se prejudique ou agrave a saúde dos trabalhadores. Daí a reafirmação da nossa nota técnica sobre a necessidade do VRT, pois falar em limite de exposição ocupacional é prometer uma segurança que não existe”, conclui. 

O diretor destaca ainda estudo epidemiológico da Fiocruz, publicado em 2023, que afirma a ocorrência de 1.917 óbitos por leucemia, câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, devido à exposição ao benzeno.  

O evento é coordenado pelo diretor Remígio Todeschini e pelos especialistas da Diretoria de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro Cleiton Faria Lima e Domingos Lino. 

Programação 

Período da manhã

8h30 - Credenciamento.

9h10 às 9h20 - Abertura do evento - Pedro Tourinho de Siqueira, presidente da Fundacentro.

9h20 às 13h - Benzeno: um agente cancerígeno e seus agravos à saúde

=> Histórico do papel da Fundacentro e sindicatos frente ao benzeno cancerígeno – Remígio Todeschini, diretor de Conhecimento e Tecnologia, Fundacentro. 

=> Aspectos toxicológicos e atividades econômicas em que o benzeno está presente - Patrícia Moura Dias, tecnologista da Fundacentro. 

=> Vigilância sanitária no combate ao benzeno no setor siderúrgico – Lia Geraldo da Silva Augusto, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. 

=> Representante do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Secretaria de Inspeção do Trabalho/MTE. 

=> O papel do Ministério da Saúde frente à proteção da saúde dos trabalhadores expostos ao benzeno – Luís Henrique da Costa Leão, coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

=> Posicionamento do Ministério Público do Trabalho quanto à regulamentação do benzeno, representante do Ministério Público do Trabalho.

=> Vigilância em saúde dos trabalhadores expostos ao benzeno – Jorge Mesquita Huet Machado, tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Brasília.

=> Histórico do acordo de benzeno e atuação do Ministério do Trabalho frente ao benzeno – Danilo Fernandes Costa, professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

=> Estudos e pesquisas do INCA sobre agravos à saúde de expostos ao benzeno – Marcia Sarpa, tecnologista do Instituto Nacional de Câncer - INCA.

=> Mortalidade por leucemia de trabalhadores expostos ao benzeno – Maria Juliana Moura Correa, assessora da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde - VPAAPS, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

=> VRT e saúde dos trabalhadores – Arline Sydneia Abel Arcuri, pesquisadora aposentada da Fundacentro.

12h30 – Debate – Coordenação - Remígio Todeschini.

Período da Tarde

14h30 às 17h30 –  O papel dos sindicatos no diálogo social na Comissão Nacional do Benzeno e outras iniciativas frente à redução de riscos do benzeno cancerígeno

=> Eduardo Martinho Rodrigues - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. 

=> Cibele Izidorio Fogaça Vieira - Federação Única dos Petroleiros. 

=> Anderson Santos de Medeiros – Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul - Sindipetro-RS. 

=> Gerson Medeiros Cardoso – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Porto Alegre e Triunfo/RS. 

=> Antônio Carlos Pereira – Confederação Nacional dos Químicos/CUT. 

=> João Donizeti Scaboli – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo/Força Sindical.

=> Edson Leandro Bem – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Ceará. 

=> André Henrique Alves – Federação dos Trabalhadores do Ramo Químicos /CUT. 

=> Joel Santana de Souza - Sindicato dos Químicos do ABC.

17h30 – Debate final – Coordenação - Remígio Todeschini.

17h30 - Encerramento

Serviço 

Seminário “Benzeno cancerígeno: avançar na redução dos riscos à saúde” 

Quando? 19 de fevereiro, das 8h30 às 17h30. 

Onde? Auditório da Fundacentro – Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros - São Paulo/SP. Também é possível acompanhar pelo canal da Fundacentro no YouTube. 

Inscrições: para participação presencial até as 15h do dia 18/02 pelo link. Transmissão on-line livre.

Texto