Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Roberto Kapra, presente!

Roberto Kapra, presente!

quarta-feira, 20 Outubro, 2021

"Data de luta e conscientização, o dia 5 de outubro também homenageia petroleiro morto pela exposição ao benzeno

No Brasil, 5 de outubro foi estabelecido como o Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno. Foi nessa data, em 2004, que faleceu o petroleiro Roberto Viegas Kapra, técnico de operações da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), onde atuou por onze anos.

Kapra foi vítima de leucemia mielóide aguda, doença ligada à exposição ao benzeno, deixando esposa e dois filhos. A data é uma homenagem ao trabalhador, que tinha apenas 36 anos e faleceu 22 dias após os primeiros sintomas da doença.

Na época, os técnicos da área da saúde e segurança da Petrobrás, sob ordens da direção da companhia, recusaram-se a reconhecer o nexo causal entre a exposição ao benzeno, o adoecimento e a morte precoce do petroleiro. A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) foi emitida mais de 30 dias depois do óbito.

Por isso, o dia 5 de outubro passou a agregar homenagens, protestos e conscientização, e a história de Kapra se converteu em símbolo da luta contra a exposição a essa substância tóxica e mortal.

 

Perigo invisível

Muito utilizado na cadeia de extração e refino do petróleo, em laboratórios químicos e como matéria-prima nas indústrias petroquímicas, o benzeno é um composto incolor e de aroma adocicado, que evapora rapidamente quando entra em contato com o ar.

O Ministério da Saúde alerta que a contaminação por essa substância pode ocorrer por meio do ar, do solo e da água. Em veículos automotivos, a substância é lançada para a atmosfera no momento de combustão da gasolina. (...)

 

Fonte: sita da Comissão Nacional Permanente do Benzeno.

Para ler a notícia na íntegra clique aqui.