A Rede de Vigilância da Exposição ao Benzeno lançará no dia 26 de setembro, no III Congresso Latino-Americano de Toxicologia Ambiental, Experimental e Nanomateriais – Toxilatin 2023, em Belo Horizonte (MG), o site do projeto que tem como objetivo ser um espaço sóciodiscursivo de ampla e consistente capacitação em rede para intervenção alicerçada no desenvolvimento integrado de tecnologias ágeis e efetivas de resultados de ações, estudos e pesquisas que orientam a prática em saúde.
Desenvolvido no final do ano de 2018 pela Coordenação de Comunicação da ENSP (CCI/Ensp/Fiocruz) e pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp/Fiocruz), o site será apresentado para a comunidade científica e sindical em uma oficina no congresso para ampliar o debate e as futuras perspectivas sobre o tema. Para a coordenadora do projeto, Rita Mattos, a criação e o lançamento do site representa um momento significativo após a extinção da Comissão Nacional do Benzeno. “A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), resultado de uma grande mobilização de trabalhadores e instituições de ensino e pesquisa e de um amplo processo negocial e que culminou com a efetivação do Acordo Nacional do Benzeno foi extinta de forma permanente no ano de 2019. Esse fato valoriza a importância da construção de um espaço interativo onde todo o acervo e a memória da extinta Comissão possam ser disponibilizados e compartilhados, ressaltando a experiência exitosa da CNPBz”, evidenciou a coordenadora ressaltando que além do espaço sóciodiscursivo, o site servirá para armazenar a “memória brasileira de vigilância à exposição do benzeno”.
O III Congresso Latino-Americano de Toxicologia Ambiental, Experimental e Nanomateriais – Toxilatin 2023 será realizado na capital mineira entre os dias 25 e 29 de setembro.
Confira a programação da atividade Rede de Vigilância da Exposição ao Benzeno
Data: 26/09/2023
8:30 – 9:30 - Apresentação da Rede de Vigilância à Exposição ao Benzeno
Coordenação: Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos (Cesteh/Ensp/Fiocruz)
Palestrantes: Arline Sydneia Abel Arcuri (aposentada Fundacentro); Jorge Mesquita Huet Machado (Fiocruz-DF); Danilo Fernandes Costa (UFPB); Alexandre José Ribeiro Jacobina de Brito (aposentado DIVAST/CESAT) e Representante Sindical.
9:30 – 9:45 - Coffee break
9:45 – 10:45 – Apresentação do website Rede de vigilância à exposição ao benzeno
Coordenação: Ana Luiza Michel Cavalcante (Cesteh/Ensp/Fiocruz)
10:45 – 12:00 - Debate
12:00 – 14:00 - Almoço
14:00 – 16:00 - Mesa redonda: Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz): histórico e perspectivas futuras.
Mediador: Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos (Cesteh/Ensp/Fiocruz)
Palestrantes: Patricia Moura Dias (Fundacentro); Jorge Mesquita Huet Machado (Fiocruz); Representante Sindical; Maria Juliana Moura Corrêa (DSAST/SVSA/MS);
Convidados especiais: Alexandre Jacobina, Arline Sydneia Abel Arcuri e Danilo Fernandes Costa
16:00 – 16:30 – Lançamento do e-book de 27 anos da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).
Coordenação: Arline Sydneia Abel Arcuri (aposentada Fundacentro) e Patricia Moura Dias (Fundacentro)
16:30 – 16:45 - Coffee break
16:45 – 17:30 - Debate
Apoio: Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz).